Publicações


A união faz a força
16/03/2021

O Rio Grande do Sul é um estado que se destaca por razões distintas: nível de escolaridade, tradição, pujança econômica, condições geográficas e assim por diante. Como se tudo isso não fosse o bastante, temos uma história rica e, via de regra, conseguimos elaborar as lições trazidas pelos momentos de dificuldade para nos reinventarmos. Um olhar retrospectivo da nossa história permite concluir que estivemos divididos em trincheiras opostas várias vezes. Porém, o fato de sermos adversários momentâneos jamais nos tornou inimigos. Somos todos gaúchos e compartilhamos dos mesmos princípios.

É compreensível que nossa coesão social, em situações de normalidade, oscile ao longo do tempo. Afinal, a cultura é produto de sua época. Com o passar dos anos, mudam-se os valores e, consequentemente, o que se entende por cultura. E essa transição nem sempre é fácil, muito pelo contrário.

Entretanto, desde o advento da Covid-19, deixamos de viver em condições ordinárias. O momento agora é extraordinário. Aliás, não é exagero afirmar que temos enfrentado um dos períodos mais difíceis, senão o mais delicado da nossa história. E como se não bastassem os efeitos imediatos trazidos pela pandemia — como as crises sanitária, econômica e social —, tivemos de modificar, em pouco tempo, a forma como vivemos. Beijos e abraços foram substituídos por cumprimentos distantes e pelo uso contínuo de máscaras. O convívio familiar foi reduzido, o modo como se faz negócios foi alterado, dentre tantas outras mudanças.

Em decorrência dessa “ruptura” trazida pela pandemia, nossa sociedade tem se dividido em polos antagônicos que parecem irreconciliáveis, o que tem produzido efeitos nefastos e agravado os efeitos da crise. Nesse sentido, a única maneira para superarmos a pandemia consiste na busca do consenso pela sociedade civil. Todos nós, gaúchos, devemos caminhar juntos na mesma direção. 

Por mais que tenhamos divergências ideológicas importantes, o momento exige superação. Com a chegada da vacina, que já é realidade, o cenário desolador parece ter fim. Somente unidos teremos a força necessária para reduzir os casos de COVID-19 em pouco tempo — e mostrar que nossas façanhas podem continuar servindo de modelo a toda terra.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em 16/03/2021 no Jornal do Comércio.

Porto Alegre

Av. Praia de Belas, 1212​, 17º andar | Torre Sul
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre | RS | Brasil | CEP 90110-000
+55 (51) 3230-1200
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

São Paulo

Rua Pitu, 72, conjunto 41/47
Bairro Brooklin
São Paulo | SP | Brasil | CEP 04567-060
+55 (11) 5094-1406
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
©2021 ROSSI, MAFFINI, MILMAN & GRANDO ADVOGADOS