Publicações


Direito é arte e ciência
17/08/2021

O Direito é basilar da existência humana. As normas que regulam direitos e deveres acompanharam nossa evolução, ordenando nossa sociedade num contínuo processo civilizatório, contribuindo para seu avanço nas mais distintas áreas. É, também, uma ciência e uma arte, imbuída de uma função social essencial para o cotidiano.

Por tais razões, o exercício da advocacia traz consigo uma responsabilidade que, muitas vezes, não é percebida de todo. Longe de simplificações como ser acusador ou defensor, o advogado tem o papel de atuar na prevenção e solução de conflitos, garantir o cumprimento dos direitos de todos e trabalhar para a estabilidade e a segurança jurídica.

Desde o ano passado, com a pandemia, essas funções foram ampliadas. Os advogados, como em nenhum outro momento, foram peças-chave para oferecer conhecimento e orientação diante do cenário nebuloso. E não foram poucos os desafios: as barreiras do distanciamento e as adaptações tecnológicas cobraram seu preço, especialmente do Poder Judiciário, que ainda carece de muita evolução nessa área, para dar celeridade aos processos e cumprir com seu papel perante a população.

Mas fizemos nossa parte. À frente de um escritório de 55 anos e com mais de 80 profissionais, tivemos de nos reinventar para manter a excelência ainda mais necessária neste momento de crise. Colocamos nossa expertise a serviço da sociedade, contribuindo para superar as incertezas que surgiram. Não é demais dizer: a preservação da saúde e da economia passou, também, pela atuação dos advogados em suas diferentes áreas.

A crise trouxe muitas dores, mas também aprendizados. E ela reafirmou o papel da advocacia em nossa sociedade. Em agosto, quando celebramos este ofício, que possamos refletir sobre o papel que exercemos. Mais do que nunca, temos de nos conectar com nossos valores. Fortalecer a empatia, a colaboração e a inovação. Ter a coragem de se reinventar e a disposição de compartilhar conhecimento. Essa é a beleza do Direito como arte e ciência. E como tal, deve cumprir sua missão a serviço do desenvolvimento e da humanidade.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em 17/08/2021 no jornal Zero Hora

Porto Alegre

Av. Praia de Belas, 1212​, 17º andar | Torre Sul
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre | RS | Brasil | CEP 90110-000
+55 (51) 3230-1200
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

São Paulo

Rua Pitu, 72, conjunto 41/47
Bairro Brooklin
São Paulo | SP | Brasil | CEP 04567-060
+55 (11) 5094-1406
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
©2021 ROSSI, MAFFINI, MILMAN & GRANDO ADVOGADOS