Publicações


IMPOSTO DE RENDA 2018
02/03/2018

Com a proximidade da época de ajuste do imposto de renda pessoa física, a Receita Federal do Brasil divulgou algumas novidades para a declaração desse ano, criando ferramentas de maior facilidade ao contribuinte, mas igualmente impondo atenção.

O programa “Meu imposto de renda” agora está disponível paraacesso em computar, dispositivos móveis e de forma remota através do certificado digital do contribuinte (e-CAC), tanto para declarações originais, quanto retificadoras.

Mas cuidado, na declaração de bens, a quantidade de informações exigidas aumentou, tais como número de registo, área, CNPJ de empresas e instituições financeiras para imóveis, além de RENAVAN e registros similares para veículos, embarcações e aeronaves, facilitando o controle e cruzamento de dados sobre o patrimônio do contribuinte.

Como vem sendo tendência de um bom período para cá, a RFB tem sofisticado o controle de dados, incrementado o nível de cruzamento de informações entre declarações de contribuintes e diversos sistemas informatizados de instituições financeiras, registro imobiliários, registro de veículos, entre outros, tudo objetivando a otimização da arrecadação.

Dessa forma, a regular declaração do imposto de renda, com a precisa descrição de bens é forma de evitar indesejadas cobranças, assim como prevenir outras em caso de venda e negócios que envolvam o patrimônio do contribuinte.

Porto Alegre

Av. Praia de Belas, 1212​, 17º andar | Torre Sul
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre | RS | Brasil | CEP 90110-000
+55 (51) 3230-1200
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

São Paulo

Rua Pitu, 72, conjunto 41/47
Bairro Brooklin
São Paulo | SP | Brasil | CEP 04567-060
+55 (11) 5094-1406
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
©2021 ROSSI, MAFFINI, MILMAN & GRANDO ADVOGADOS